O Carnaval, uma celebração vibrante e enraizada na cultura brasileira, é reconhecido mundialmente como um dos eventos mais festivos do planeta. No entanto, surgem controvérsias sobre o tão debatido "feriado de carnaval", especialmente devido às tradições que cercam o período.
Em muitos municípios, é comum não haver expediente de trabalho nas empresas, bancos e repartições públicas durante as terças-feiras de carnaval e até mesmo nas quartas-feiras de cinzas, até o meio-dia. Adicione a isso o fato de que a maioria dos calendários marca em vermelho a terça-feira de carnaval, levando muitas pessoas a acreditarem erroneamente que se trata de um feriado oficial.
Mas a verdade é outra. O carnaval não é um feriado nacional. Em outras palavras, nunca houve um decreto oficial do governo brasileiro declarando a data como feriado em todo o país. Na realidade, o carnaval é considerado ponto facultativo.
Por outro lado, o Rio de Janeiro destoa nesse aspecto, sendo o único estado brasileiro a estabelecer por lei o feriado estadual na terça-feira de carnaval.
No entanto, é importante salientar que o empregador não é obrigado por lei a conceder folga aos funcionários nesse dia. Ele pode optar por oferecer o dia de folga, negociando posteriormente uma forma de compensação ou simplesmente concedendo-a por mera liberalidade.
Dúvidas sobre como acordar com seu funcionário doméstico sobre o carnaval? Entre em contato com a Zelar e solicite a Assessoria trabalhista especializada em empregados domésticos. Elaboramos toda a documentação, recibos de pagamento, guias de impostos e orientamos conforme a lei trabalhista, para você não ter problemas futuros.
Entre em contato por
e-mail ou por
whatsapp.
Dúvidas?
Conte com a Zelar.